Desilusão na certificação das remoções de carbono…para todas ou só para algumas florestas?
Lisboa, 27 de novembro de 2023 - Na passada semana, o plenário do Parlamento Europeu votou favoravelmente a proposta da Comissão Europeia e o relatório do Comité de Ambiente (COMENVI) sobre a Certificação das Remoções de Carbono. A votação final foi 448 votos a favor, 65 contra e 114 abstenções.
Há muito esperada, a Certificação das Remoções de Carbono (CRCF) estabelece o enquadramento necessário para os projetos e mercados voluntários de captação de carbono na floresta. Em simultâneo, constitui potencialmente uma ferramenta para financiar a adaptação das florestas às alterações climáticas.
“Este enquadramento deverá abrir caminhos adicionais onde os proprietários florestais privados possam contribuir para a mitigação das alterações climáticas. Os proprietários florestais acreditam firmemente que a atratividade dos regimes voluntários, ao abrigo desta certificação, deve resultar de condições e regras simples, reconhecendo as características geográficas das florestas europeias e da sua gestão. No entanto, a posição do Parlamento não reconheceu o papel da gestão florestal sustentável na prestação de múltiplos serviços do ecossistema e apoia uma série de fatores limitantes que podem impedir o sucesso deste instrumento.” - disse Dániel Komlós, assessor de política do CEPF.
Clique AQUI e conheça toda a Notícia.